(41) 99647-0908
·
[email protected]
Seg - Sex : 8h -18h30
·
Telefone
(41) 99647-0908
Endereço
R. Alferes Ângelo Sampaio, 2462
Bigorrilho - Curitiba - PR,
CIRURGIAO PLASTICO CURITIBA Felipe Xavier

Introdução

Por que usar algo que aperta, esquenta, difícil de vestir e desconfortável? Essa é uma dúvida muito comum dos pacientes que utilizam a malha compressiva ou modelador pós cirúrgico. Apesar do incômodo, o uso de modeladores pós cirúrgico é fundamental e traz inúmeros benefícios. De uma maneira geral, os procedimentos em cirurgia plástica envolve o descolamento de camadas de tecido e a criação de espaços que podem acúmular líquidos, desenvolver fibrose, gerar flacidez e ocasionar irregularidades. Devido a essas possíveis consequências, os cuidados pós operatórios são tão importantes quanto a técnica cirúrgica para prevenir o surgimento dessas alterações e para que o seu resultado seja mais consistente, harmonioso, regular e satisfatório. Entre as inúmeras ações que o paciente deve adotar para um bom pós operatório, está presente o uso do modelador pós cirurgico. 

Qual a função do modelador pós cirúrgico?

A malha cirúrgica comprime os tecidos de forma homogênea e reduz os espaços criado pelo procedimento cirúrgico o que impede o acúmulo de líquidos , reduz o inchaço, melhora a postura, favorece a cicatrização, evita a flacidez, exerce sustentação e não deixa formar dobras na pele. Além de todos esses benefícios, o modelador também traz conforto e segurança para o paciente.

Qual o tamanho correto do modelador pós cirúrgico?

Esse é um ponto fundamental para que o modelador possa exercer todos os seus benefícios e não prejudicar na recuperação pós operatória. O modelador deve ter um ajuste perfeito ao corpo do paciente, deve exercer um grau de compressão mas que não traga desconforto, dor, dificuldade respiratório ou dobras sobre a pele. Por outro lado o modelador não pode ser grande ou estar com folga pois dessa forma não conseguirá cumprir o seu palpel de comprimir e fechar os espaços criado pela cirurgia. Cada marca de modeladore utiliza uma tabela de medida para o paciente poder identificar qual o seu tamanho ideal. Geralmente essas tabelas irão se basear no peso, altura, manequim, circunferência abdominal e busto. O paciente pode experimentar antes da cirurgia para se certificar que o tamanho escolhido está correto ou então se basear nas tabelas, que têm um poder de acerto alto.

A imagem apresenta dos diferentes tamanhos de modeladores baseado no manequim, peso e altura
Imagem1: Exemplo de uma tabela de medidas para modelador pós cirúrgico

É preciso ajustar o tamanho do modelador?

Sim, é muito comum a necessidade de ajuste do tamanho do modelador conforme o organismos vai desinchando após a cirurgia. O paciente passa por um processo intenso de perda de líquido, redução do peso e desinchaço após a cirurgia e por isso é comum o modelador, que estava com o ajuste correto do tamanho, passar a ficar largo, frouxo e necessitar de ajustes. A maioria das marcas de modeladores disponibiliza costureiras que fazem esse ajuste e geralmente são necessários de 2-3 ajustes ao longo dos primeiros 3 meses.  

Qual tecido escolher para o modelador pós cirúrgico?

A variedade de tecidos para confecção de modeladores pós cirúrgicos são enormes. Existem tecidos que apresentam maior compressão, outros maior capacidade de respiração da pele pelo grau de porosidade,  temos aqueles mais naturais e outros mais sintéticos e ainda os tecidos que causam mais ou menos reação alérgica. Devido essa grande variedade de opções fica difícil o paciente saber escolher qual o melhor tecido para sua cinta modeladora. Para ajudar, vamos fazer um resumo dos principais:

  • Cotton:
    • 92% algodão e 8% elastano 
    • Conforto: ++++
    • Compressão: ++
    • Alergia: +
    • Capacidade de respiração do tecido: ++++
  • Cetinete:
    • 93% poliamida e 7% elastano
    • Conforto: +++
    • Compressão: ++++
    • Alergia: +++
    • Capacidade de respiração do tecido: +++
  • Cetinete Plus
    • 90% poliamida e 10% elastano
    • Conforto: ++
    • Compressão: +++++
    • Alergia: ++++
    • Capacidade de respiração do tecido: ++
  • Emana
    • Fio inteligente de poliamida com tecnologia infravermelha
    • Estimula a microcirrculação sanguínea
    • Conforto: ++++
    • Compressão: +++
    • Alergia: ++
    • Capacidade de respiração do tecido: +++

Todos os tecidos possuem vantangens e desvantagens e por isso a melhor forma de descobrir qual o melhor tecido para o seu caso é seguir a orientação do seu cirurgião e de preferência experimentar para você sentir qual tecido se adapta melhor.

Como lavar a cinta modeladora?

A utilização dos modeladores são por longos períodos e por isso a correta higienização é fundamental para evitar acúmulo de suor, gordura, fungos e proliferação de bactérias que podem causar irritações na pele e prejudicar a cicatrização. Além disso, é necessário seguir alguns cuidados para não danificar o fio e o tecido perder sua capacidade de compressão. Para realizar a lavagem do seu modelador pós cirúrgico siga essas orientações:

  • Não utilizar máquinas de lavar
  • Lavar na mão, com água fria, esfregando suavemente e deixar de molho por pouco tempo
  • Enxaguar com água corrente e retirar o excesso de água sem torcer, apenas com uma toalha delicadamente
  • Secar na sombra e em local com boa ventilação

Por quanto tempo devo utilizar meu modelador pós cirúrgico?

Geralmente é orientado o uso de modeladores após uma cirurgia plástica por um período de 90 dias. Os primeiros 30 dias são de uso contínuo, ou seja, 24 horas por dia. Entre 30 e 90 dias o paciente pode ficar algumas horas sem o modelador, em casos específicos como um encontro, um evento, uma reunião e em seguida voltar a utilizar. 

São necessários o uso de placas para auxiliar na compressão?

Sim, o uso das placas são fundamentais para auxiliar na compressão e esculpir melhor o corpo. Existem placas de vários tamanhos e formatos. Orientamos iniciar o uso das placas após um período mínimo de 10 dias após a cirurgia para evitar que a placa traga desconfortos nos primeiros dias de pós operatório e gere atrito com áreas de corto prejudicando a cicatrização. Damos preferêcias para placas que fazem compressão em uma região anatômica pequena para que não reduza a mobilidade do paciente, que pode ser reduzida com placas que atua em áreas maiores, como as placas em cinturão. Também priorizamos o uso de materias semi-rígido, pois as placas rígidas pode danificar o tecido e as de espuma trazem pouco auxilio na compressão. Abaixo alguns exemplos de placas: 

A imagem mostra os diferentes formatos de placas para compressão pós cirúrgica
Imagem 2: Principais placas utilizadas para auxiliar na compressão do modelador pós cirúrgico

Pode dormir com a cinta modeladora?

Sim, especialmente nos primeiros 30 dias que seu uso é obrigatório 24hs por dia. O ideal é aproveitar o período do sono para utilizar o modelador pós cirúrgico e assim eventualmente, em algum compromisso após os 30 dias, poder ficar por curto tempo sem o modelador. 

Quanto mais apertada a cinta modeladora melhor?

Não, o modelador deve exercer uma compressão mas que mantenha o paciente confortável. Cintas muito apertadas podem prejudicar o resultado por reduzir a nutrição sanguínea da pele, causar dores, reduzir a capacidade de respirar, causar dobras sobre a pele e prejudicar a cicatrização. Por tudo isso, não use modeladores apertados demasiadamente, nessa situação é melhor não usar a cinta e trocar por uma tamanho mais adequado. 

Como vestir o modelador pós cirúrgico? 

Vestir e fechar o modelador nos primeiros dias pode ser um desafio. Isso acontece pois o paciente está inchado, sensível a dor e necessita de esforço para fechar. Por isso, no início peça ajudar para vestir o modelador. Faça a troca dos modeladores sempre deitado, para facilitar sua colocação e evitar quedas. Esses cuidados são fundamentais para evitar que o paciente exerça esforço não permitido, coloque o modelador errado, tenha quedas e ocasione pressão baixa pela retirada brusca do modelador. 

Quantos modeladores pós cirúrgico eu devo ter?

Essa pergunta é muito importante. O paciente precisa estar ciente que o uso dos modeladores, principalmente nos primeiro 30 dias, é contínuo. Dessa forma, é comum os modeladores sujarem sendo necessário a higienização e portanto ter um outro modelador para substituir. Por isso recomendamos ter no mínimo 2 modeladores par rodízio do uso. 

Saiba mais sobre o Dr. Felipe Xavier aqui

Acesse nosso canal do Youtube aqui

Médico pela UFPR, cirurgião plástico pela UFPR, sócio-proprietário da Clínica Bellage e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Posts Relacionados

Comentar

Agende sua consulta