Introdução
É muito comum no consultório de cirurgia plástica o paciente dizer: “Doutor, gostaria de mexer apenas no ossinho aumentado no dorso do nariz” ou ainda “É só raspar esse ossinho né?”. A resposta não é tão simples, uma rinoplastia envolve a criação de uma harmonia de todas as subunidades anatômicas do nariz, que são principalmente dorso e ponta nasal. Essas duas subunidades estão intimamente relacionadas, no sentido que a modificação do formato, comprimento, largura ou altura de uma terá como consequência uma desproporcão e desarmonia da outra, que deverá ser ajustada. Portanto raspar um ossinho do dorso nasal, provavelmente será necessário ajustar a projeção da ponta nasal, trazendo ela mais para frente ou mais para trás.
Qual a proporção ideal entre dorso e ponta nasal?
A proporção ideal da projeção da ponta nasal é 0,67 em relação ao comprimento nasal. Na imagem acima, podemos perceber que o comprimento nasal corresponde a medida X e a projeção nasal é a medida Y. Se tivermos um nariz com um comprimento nasal de 5cm antes da cirurgia e durante a cirurgia esse comprimento passar a ser 4cm, significa que a projeção da ponta nasal ideal que era de 3,35cm passa a ser 2,58 e dessa maneira também será preciso modificar a ponta nasal para alcançar a harmonia ideal.
Como são feitas essas medidas?
A mensuração do comprimento e da ponta nasal são realizadas antes e durante a cirurgia através de um instrumento denominado paquímetro. Ao identificar um aumento ou uma redução da projeção nasal o cirurgião poderá intervir, corrigindo essa desproporcionalidade através de manobras para elevar ou reduzir com comprimento da ponta nasal.
Conclusão
Rinoplastia moderna exige um amplo conhecimento do cirurgião, incluindo medidas exatas de proporcionalidades entre as subunidades anatômicas do nariz. Dessa maneira, podemos compreender também que para alcançar resultados ideais é necessários se basear nessas medidas e não se restringir a apenas mexer no dorso ou somente na ponta nasal, sob o risco de gerar desarmonia.
Saiba mais sobre o Dr. Felipe Xavier aqui
Acesse nosso canal do Youtube aqui