Introdução: Abdominoplastia – Como ficará o meu umbigo?
Primeiramente, é importante salientar que um dos maiores receios dos pacientes na hora de fazer uma abdominoplastia é com relação a aparência do umbigo após o procedimento. Como ficará meu umbigo? Apesar de pequeno e passar muitas vezes despercebido, o umbigo é um importante fator da estética abdominal e por isso, damos tanta importância a ele durante a abdominoplastia. Por isso, no post de hoje, vamos abordar vários questionamentos sobre esse tema e dar dicas de como obter o umbigo com aparência agradável.
O que é o umbigo?
Resumidamente, podemos definir o umbigo como uma cicatriz originada da involução do cordão umbilical. Nesse sentido, o umbigo se presenta com os mais variados tipos de formato e tamanho e não desempenha nenhum tipo de função. O cordão umbilical é uma conexão de vasos entre o embrião e a placenta por onde é transferido sangue, nutrientes e oxigênio para o feto. No nascimento, ele perde sua função, ocorre a sua queda fisiológica resultando em uma cicatriz, a cicatriz umbilical.
Quais os tipos de formato umbigo?
O formato do umbigo está relacionado a forma como o cordão umbilical foi cortado e ocorreu o processo de cicatrização. Apesar do umbigo possuir um formato único para cada pessoa, é possível agrupar em padrões que possuem algumas semelhanças e classificar em:
- Para fora: Aquele que se projeta para além da pele que fica ao redor do umbigo
Umbigo para fora
- Arredondado: Como o próprio nome diz, ele possui o formato circular e sem capuz
Umbigo arredondado e sem capuz
- Ovalado: Umbigo com formato circular porém com capuz, que pode ser superior ou inferior
Umbigo ovalado com capuz superior
- Vertical: Umbigo que apresenta extensão de cima para baixo maior que da direita para esquerda
Umbigo com formato vertical
- Formato em T: O umbigo possui um formato vertical com capuz superior
Umbigo em forma de T
- Horizontal: Umbigo aonde a extensão da direita para esquerda é maior que de cima para baixo
Umbigo com formato horizontal
- Swirl: O formato do umbigo é literal um redemoinho
Umbigo com formato em redemoinho
Qual o formato ideal do umbigo?
Conhecer o formato ideal do umbigo é importante para que tenhamos um padrão estético, durante a abdominoplastia, de como ficará o umbigo. Um estudo publicado na Plastic and Reconstructive Surgery, em 2000, analisou o umbigo de 147 mulheres e chegou a conclusão que o formato ideal do umbigo é: pequeno e em formato de T ou seja, vertical com capuz superior. O estudo também concluiu que o formato vertical sem o capuz também é considerado um umbigo esteticamente ideal. Do mesmo modo, outros estudos também chegaram ao mesmo resultado. Esses dados servem de base para que possamos recriar, durante a abdominoplastias, padrões de tamanho e formato semelhantes ao apresentado nos estudos como esteticamente ideal.
Qual a localização ideal?
O posicionamento do umbigo é tão importante quanto a sua forma. Durante a cirurgia de abdominoplastia, além de criar um novo formato temos a opção de manter ou mudar a posição da cicatriz umbilical, sendo assim posicionamento também é fundamental para determinar como ficará o seu umbigo. Um estudo publicado na Aesthetic Plastic Surgery, analisou 81 modelos e entrevistou 1682 pessoas acerca de suas preferências em relação a estética do umbigo. A conclusão do posicionamento ideal do umbigo só foi possível usando a matemática, através da proporção áurea e da espiral de Fibonacci.
Proporção áurea e espiral de Fibonacci
A primeira conclusão sobre o posicionamento ideal do umbigo é fácil e intuitiva, o umbigo deve se localizar na linha média, ou seja, sobre uma linha que divide exatamente em duas metades, direita e esquerda o abdômen. A segunda conclusão é mais difícil e diz respeito sobre a altura do umbigo nessa linha central. A maioria dos autores concordam que a altura ideal é 60% da distância entre o apêndice xifóide e a borda superior do púbis.
Na abdominoplastia é feito um umbigo novo?
Na verdade existem 3 opções durante uma abdominoplastia em relação ao umbigo:
- Umbilicoplastia: A técnica mais comum realizada pelos cirurgiões plásticos e a que utilizo na minha rotina. Consiste em manter o umbigo da paciente, fazendo apenas correções do seu formato e tamanho e podendo ou não mudar o seu posicionamento.
- Neoumbilicoplastia: Essa é uma técnica menos frequente e consiste na retirada do umbigo e criação de um novo umbigo, utilizando a pele do próprio abdômen.
- Reposicionamento do umbigo: Técnica utilizada frequentemente na mini-abdominoplastia. Se traduz pela desinserção da cicatriz umbilical do músculo e reposicionamento cerca de 1-2cm mais abaixo, conforme a necessidade da retirada de pele. Nesta técnica não há cicatriz externa no umbigo, não muda seu formato e tamanho sendo apenas a posição modificada.
Quais os cuidados após a cirurgia para obter o melhor resultado do umbigo?
Essa é uma pergunta muito importante pois, em quase tudo em cirurgia, o cuidados pós operatório é tão importante quanto a cirurgia em si. Por isso iremos passar alguns cuidados essenciais para obter o melhor resultado do umbigo.
- Higienização: Geralmente no pós operatório orientamos a limpeza do umbigo com um cotonete embebido em soro fisiológico, aplicar com delicadeza e sem esforço para não danificar a área.
- Manter seco: Após a limpeza secar com secador no modo frio
- Aplicar antisséptico: Geralmente orientamos após limpar e secar a aplicação de alguma solução antisséptica (iodo, clorexidina, rifampicina etc) que contém antibiótico e garantirá um ambiente estéril
- Modeladores: Usar a cinta modeladora conforme orientação do seu cirurgião
- Evitar esforço: Abusar de esforço físico prejudica a cicatrização do umbigo
- Usar órtese de umbigo: Após um determinado período de tempo, geralmente 21 dias, orientamos o uso de órtese de umbigo para moldar e manter o seu formato.
- Seguir as orientações de repouso orientado pelo seu cirurgião
- Evitar exposição solar
Não gostei do meu umbigo, é possível corrigir ele?
Sim, existem várias técnicas para os mais variados tipos de alterações do umbigo. As principais queixas dos pacientes são: alargamento, estreitamento e posicionamento. Para cada alteração existe uma técnica para melhorar ou corrigir a queixa do paciente.
Abdominoplastia – Como ficará o meu umbigo?
Saiba mais sobre o Dr. Felipe Xavier aqui
Acesse nosso canal do Youtube aqui