Introdução
No post de hoje, vamos responder a uma pergunta muito comum no consultório do cirurgião plástico: Qual é o peso ideal para a cirurgia plástica? E como calcular o meu IMC? Mas antes de irmos para a resposta, é importante entender alguns aspectos. A cirurgia plástica não tem a finalidade de fazer o paciente perder peso, o objetivo é definir o contorno corporal, eliminar gordura localizada e retirar os excessos de pele.
Dessa forma, querer usar a cirurgia plástica com o objetivo de perder aqueles quilos a mais não trará o resultado desejado. Para aproveitar ao máximo o que a cirurgia pode oferecer, é fundamental estar com o peso certo para a cirurgia
Por que peso em excesso pode comprometer o resultado?
A princípio, quando o paciente possui um peso muito acima do normal, isso pode trazer riscos extras para a cirurgia e comprometer a qualidade do resultado, pois pode não ser possível retirar totalmente os excessos de gordura e pele.
Há duas justificativas para isso: a primeira é que existe um limite de gordura que podemos retirar em uma única cirurgia e, dessa forma, quando há excessos, não é possível eliminar toda a sobra. O segundo motivo, e mais importante, é que existe uma gordura que fica no interior do abdômen chamada de gordura visceral. Essa, por sua vez, não pode ser retirada por estar no interior do abdômen, e esse volume extra de gordura pode causar um abaulamento na região central do abdômen, mesmo após abdominoplastias com correção da diástase.
Aumentar ou diminuir o peso após a cirurgia compromete o resultado?
Sim, tão importante quanto estar com o peso ideal para a cirurgia é evitar variações de peso após o procedimento. Mudanças significativas de peso, para mais ou para menos, também podem prejudicar o resultado, pois emagrecer pode levar à flacidez e engordar pode resultar em estrias, alargamento de cicatriz e perda do contorno corporal.
Criar novos hábitos ou mantê-los, com dieta e atividade física, melhorará o resultado da cirurgia e aumentará sua qualidade de vida.
O que é IMC (Índice de massa corpórea)?
O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida internacional fácil e rápida de calcular. É a mais usada por profissionais de saúde para avaliar se uma pessoa está com o peso considerado ideal para sua altura. Embora o cálculo do IMC seja a ferramenta mais utilizada na avaliação do peso, ele não está isento de erros.
Existem determinados biotipos de pacientes em que o cálculo pode ser superestimado, e por isso é necessário ficar atento a essas exceções. Por exemplo, atletas que apresentam maior volume muscular e ex-obesos com grande excesso de pele são os maiores retratos de perfis que podem ter um IMC falsamente elevado.
Como é calculado o IMC?
O cálculo do IMC é determinado pela divisão do peso do indivíduo pelo quadrado de sua altura. Abaixo segue a tabela de classificação do IMC:
- Abaixo de 18,5: Magreza
- Entre 18,5 e 24,9: Normal
- Entre 25 e 29,9: Sobrepeso
- Entre 30 e 34,9: Obesidade grau 1
- Entre 35 e 39,9: Obesidade grau 2
- Acima de 40: Obesidade grau 3
No final deste post, disponibilizamos uma calculadora para que você possa conhecer seu IMC e verificar em qual categoria se encontra. É importante ressaltar que a classificação do IMC é uma ferramenta de avaliação inicial e que outros fatores, como a composição corporal e distribuição de gordura, também devem ser considerados em uma avaliação mais detalhada.
Qual o IMC ideal para uma cirurgia plástica?
É necessário entender três aspectos antes de definir o IMC ideal para uma cirurgia plástica:
Finalidade da cirurgia
Um paciente que busca uma cirurgia plástica com finalidade estética e obter o máximo de resultado, o IMC ideal é de até 28 sendo melhor quanto mais próximo de 25. Isso porque um IMC acima de 28 pode indicar um sobrepeso elevado, o que pode trazer riscos adicionais para a cirurgia e comprometer o resultado estético.
Entretanto, pacientes que buscam uma cirurgia de caráter mais reparador, como por exemplo uma paciente com gigantomastia (mamas de grande volume), mesmo estando com IMC acima de 28, podem ter indicação de realizar a cirurgia para melhorar dores nas costas, assaduras na mama, dificuldade com roupas, entre outros problemas físicos e psicológicos. Nesses casos, o cirurgião plástico avaliará cuidadosamente o caso e tomará a decisão em conjunto com o paciente.
Cálculos superestimados de IMC
Alguns biotipos de pacientes podem apresentar valores de IMC elevados sem que isso signifique necessariamente sobrepeso ou obesidade. Um exemplo disso são os fisiculturistas, cujo volume muscular é maior do que o volume de gordura, o que pode resultar em um IMC elevado, mas indicar apenas um excesso de músculo e não de gordura.
Outro perfil de paciente que pode apresentar esse quadro é aquele que passou por uma perda expressiva de peso e apresenta intensa sobra de pele, já que o IMC pode estar elevado em decorrência dessa sobra de pele e não do excesso de gordura.
Por isso, nessas situações, mesmo que o IMC indique um valor acima do recomendado, o procedimento ainda poderá ser realizado, pois pode ser um valor superestimado devido às particularidades do biotipo do paciente.
Pacientes com dificuldade de perder peso
Existem alguns perfis de pacientes que sempre tiveram sobrepeso, não desejam emagrecer e desejam realizar uma cirurgia plástica. Nesses casos, é possível indicar a cirurgia desde que o paciente esteja ciente das limitações e do tipo de resultado que poderá ser obtido.
No entanto, é importante ressaltar que o paciente deve estar dentro de uma faixa de IMC que não comprometa a segurança da cirurgia. Geralmente, nesses casos, é considerado um IMC de até 30.
Resumo do post
- IMC é o principal parâmetro para avaliar o peso em uma cirurgia plástica
- No final do post disponibilizamos uma calculadora de IMC
- IMC não está isento a erros: Ex-obeso e fisiculturistas podem ter IMC alto e não representar excesso de gordura
- Cirurgia com finalidade estética e máximo de resultado o limite do IMC é 28
- Finalidade reparadora pode ser realizado a cirurgia com IMC de até 30
- Cirurgia com finalidade estética, em paciente que possui dificuldade para emagrecer e está ciente da limitação da técnica também pode ter um IMC de 30 como limite.
Calculadora de IMC
Saiba mais sobre o Dr. Felipe Xavier aqui
Acesse nosso canal do youtube aqui
Oi bom dia doutor eu queria saber se eu com o peso de 73,43 poço operar
Olá, Flávia! Tudo bem? O peso por si só não é determinante, mas o IMC que leva em consideração tanto o peso quanto a altura. No final do texto, disponibilizamos uma calculadora na qual você pode inserir seus dados (peso e altura) para saber o seu IMC. Assim, você poderá descobrir se está dentro da faixa considerada ideal para realizar a cirurgia.