Introdução
Primeiramente, antes de entrar no assunto da elevação da ponta nasal em rinoplastia, faremos uma breve introdução. A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas em todo o mundo, são 821.890 procedimentos ao ano, representando 7,2% de todas a cirurgias. Ela é considerada uma das cirurgias mais desafiadoras e isso se deve a dificuldade técnica e também a necessidade de senso estético por parte do cirurgião.
Dessa forma, a capacidade de julgar, raciocinar, apreciar, decidir e executar o que é belo e agradável aos sentidos humanos é fundamental na arte da rinoplastia. Para se obter esse senso estético, é preciso um profundo conhecimento da anatomia, da técnica, da habilidade cirúrgica e da experiência de cada cirurgião.
O nariz é considerado um dos elementos de maior relevância na harmonia facial. Nesse sentido, alterações mínimas da estrutura nasal pode levar a grandes mudanças, sobretudo pelo nariz estar posicionado no centro da face. A elevação da ponta nasal é um importante tempo cirúrgico, sendo fundamental o domínio por parte do cirurgião e o entendimento por parte do paciente, para que possamos atingir resultados previsíveis e consistentes. Assim, nesse post iremos abordar o tema da ponta nasal e o importante conceito do ângulo nasolabial.
O que é ângulo nasolabial?
O ângulo nasolabial é formado pela ponta do nariz e o lábio superior e determina o grau de elevação da ponta nasal ou seja, o quão arrebitado está o nariz. É importante saber o valor normal do ângulo nasolabial para poder programar, durante a cirurgia, o posicionamento correto da ponta nasal. Essa noção dificulta a possibilidade de deixar a ponta nasal pouco ou muito projetada e não ocasionar estigmas de “nariz de rinoplastia”.
Ãngulo nasolabial é formado pela projeção da ponta nasal e o lábio superior
Qual o valor normal do ângulo nasolabial?
O valor normal do ângulo nasolabial é diferente entre o nariz masculino e feminino. Dessa forma, é importante saber essas variações entre um e outro e assim poder obter um resultado mais harmônico. Nas mulheres o nariz é mais arrebitado com um ângulo nasolabial entre 100-110 graus, em contrapartida nos homens esse ângulo é menor, variando entre 90-100 graus.
Valores normais do ângulo nasolabial masculino e feminino
Como elevar a ponta do nariz?
Uma dos motivos da rinoplastia ser uma cirurgia desafiadora, está na dificuldade de elevar e especialmente manter, por um período prolongado, a ponta nasal na sua posição correta. A rinoplastia, ao longo de muitos anos, passou por aperfeiçoamento da sua técnica tornando cada vez mais consistentes os resultados. Entre as suas mudanças, a ponta nasal foi a região que mais se beneficiou desse aperfeiçoamento, aumentando sua capacidade de posicionar e manter a ponta nasal na altura correta. Hoje, a técnica mais preconizada é a do extensor septal, na qual um enxerto de cartilagem é posicionado e fixado no septo nasal formando o ângulo nasolabial.
Créditos da imagem: Kim, Jae & Song, Jin Woo & Park, Sung & Oh, Won & Lee, Joo. (2014). Effective Septal Extension Graft for Asian Rhinoplasty. Archives of plastic surgery. 41. 3-11. 10.5999/aps.2014.41.1.3.
Imagem A: Em rosa, a representação do extensor septal
Imagem B: Extensor septal posicionado e fixado durante rinoplastia
Conclusão
A ponta nasal é considerado a etapa mais crítica da rinoplastia, pela dificuldade de posicionar e manter a ponta na posição mais adequada. Conhecer os valores corretos do ângulo nasolabial e suas diferenças entre homens e mulheres é primordial. Além do conhecimento teórico, a prática exige táticas cirúrgicas que permitem, de forma mais consistente e duradoura, posicionar a ponta nasal e nesse sentido o extensor septal, hoje, é o mais recomendado. Há uma aforisma dentro da rinoplastia que exprime, em poucas palavras e de forma precisa, a complexidade da ponta nasal na rinoplastia: “quem domina a ponta nasal, domina a rinoplastia”.
Saiba mais sobre o Dr. Felipe Xavier aqui
Acesse nosso canal no YouTube aqui