Primeiramente, é preciso saber que câncer de pele é a neoplasia mais frequente entre todos os outros tipos de cânceres. Existem vários tipos de tumores de pele mas o que causa maior número de mortes é o melanoma. Quando uma lesão de pele é detectada de maneira precoce, a probabilidade de cura aumenta significativamente e por isso a importância de saber como identificar uma lesão suspeita de pele. Dessa forma, o paciente será encaminhado para um especialista que possa avaliar e eventualmente realizar uma biópsia. Uma maneira fácil de verificar se uma pinta é suspeita para melanoma, é aplicar a regra do ABCDE.
A (Assimetria) – Quando uma pinta é redonda isso é um sinal de benignidade no entando quando a lesão é assimétrica devemos suspeitar de malignidade.
B (Bordas) – Uma lesão benignas possuem bordas regulares enquanto uma lesão malignas possuem bordas irregulares, chanfradas ou denteadas.
C (Cor) – Em uma lesão maligna as cores não é a mesma em toda a pinta, há diferentes tons de marrom, preto e, ás vezes, azul, vermelho ou branco
D (Diametro) – Pinta suspeita de câncer possui um tamanho maior 0,5cm
E (Evolução) – A pinta muda de aparência e sofre alteração de cor, tamanho e ou formato podendo coçar e até mesmo sangrar.
Na maior parte das vezes alterações como estas na pele não são causadas por câncer, mas é importante que elas sejam investigadas por um médico. Como identificar uma lesão suspeita de pele e a regra do ABCDE pode salvar vidas. Compartilhe.
Acesse nosso canal do youtube
Saiba mais sobre o Dr. Felipe Xavier aqui