(41) 99647-0908
·
[email protected]
Seg - Sex : 8h -18h30
·
Telefone
(41) 99647-0908
Endereço
R. Alferes Ângelo Sampaio, 2462
Bigorrilho - Curitiba - PR,

Frontoplastia

 

O que é frontoplastia?

A frontoplastia é um procedimento cirúrgico estético que visa corrigir imperfeições na região frontal do rosto, incluindo rugas, linhas de expressão, flacidez, queda de sobrancelhas, entre outras.

Essa cirurgia pode melhorar significativamente a aparência facial, resultando em uma aparência mais jovem e rejuvenescida.

Além dos benefícios estéticos, a frontoplastia também pode ter benefícios funcionais, como melhorar a visão em casos de sobrancelhas caídas. Neste texto, discutiremos em detalhes o que é a frontoplastia, como ela é realizada, quais os resultados esperados e os riscos associados ao procedimento.

Quais as características do envelhecimento da testa?

Com o envelhecimento, a testa pode apresentar algumas características, tais como:

  • Queda na posição da sobrancelha
  • Aparecimento de rugas horizontais na testa
  • Formação de linhas verticais entre as sobrancelhas
  • Perda de volume na região da testa, tornando-a mais plana
  • Proliferação de manchas e lesões de pele, devido à exposição ao sol ao longo dos anos
  • Alteração da textura e qualidade da pele, com o aparecimento de flacidez e rugas mais profundas.

Essas mudanças podem fazer com que a pessoa pareça mais cansada, triste ou com uma expressão envelhecida. A abordagem cirúrgica ou não cirúrgica pode ajudar a minimizar essas alterações e proporcionar uma aparência mais jovem e revitalizada.

 

Aspecto de uma sobrancelha jovem com posicionamento acima do osso orbital superior e apresentando arqueamento do canto lateral.

 

Sinais de envelhecimento da região da sobrancelha que apresenta queda, posicionamento abaixo do osso orbital superior e perdendo a característica do arqueamento da cauda.

 

Como a cirurgia consegue corrigir essas alterações da região frontal?

A frontoplastia é um procedimento cirúrgico que pode ajudar a corrigir as alterações do envelhecimento da testa, incluindo a queda na posição da sobrancelha, as rugas horizontais na testa e as linhas verticais entre as sobrancelhas.

Existem várias técnicas de frontoplastia, incluindo a abordagem coronal aberta e a abordagem endoscópica, que podem ser usadas para levantar e reposicionar a sobrancelha, reduzir as rugas e melhorar a aparência geral da testa.

Na abordagem coronal aberta, é feita uma incisão ao longo do couro cabeludo, podendo se localizar mais próximo ou mais distante da linha de implantação capilar,  para acessar a testa e reposicionar a sobrancelha. Já na abordagem endoscópica, são feitas várias incisões pequenas e menos invasivas para acessar a testa.

 

A linha azul mostra a marcação da incisão para a abordagem coronal aberta, enquanto a linha vermelha representa a incisão da técnica sobre a linha capilar anterior.
Incisões múltiplas e pequenas são utilizadas na abordagem endoscópica. Através dessas incisões, introduzimos os materiais cirúrgicos e a câmera, permitindo uma cirurgia frontal completa sem a necessidade de grandes incisões.

 

Quando é indicada a frontoplastia?

A frontoplastia é indicada para homens e mulheres que desejam corrigir as rugas de expressão e a queda das sobrancelhas na região frontal, que costumam aparecer a partir dos 40 anos de idade. O procedimento pode ser realizado isoladamente ou em conjunto com o lift facial para obter um resultado ainda mais satisfatório.

Qual o tipo de anestesia?

A cirurgia pode ser realizada sob anestesia geral ou local com sedação. No entanto, na maioria dos casos, a frontoplastia é realizada com anestesia local e sedação, o que oferece muitos benefícios, como uma recuperação mais rápida e com menor risco de complicações.

Quanto tempo dura o procedimento?

O procedimento de frontoplastia geralmente dura em média 1 hora e 30 minutos. Entretanto, em alguns casos pode haver a associação com outras cirurgias, como o lift facial, blefaroplastia e cervicoplastia, o que pode aumentar o tempo total da cirurgia.

Qual a duração do internamento?

O período de internação após a frontoplastia pode variar de 12 a 24 horas, dependendo da evolução do paciente. Geralmente, no dia seguinte ao procedimento, pela manhã, o paciente é liberado do hospital.

Quando aparecerá o resultado da cirurgia?

O rosto é uma região do corpo que apresenta uma grande circulação de sangue, o que faz com que seja comum ocorrer inchaço após a cirurgia de frontoplastia. Nos primeiros 15 dias, é esperado que o edema seja mais intenso, mas ao longo das semanas ele tende a diminuir gradualmente. O resultado final da cirurgia pode ser observado a partir de cerca de 3 meses após o procedimento.

Como ficarão as cicatrizes?

As cicatrizes da cirurgia são permanentes, mas costumam ser de excelente qualidade e ficar escondidas no couro cabeludo. Pacientes calvos ou com pouco cabelo podem ter cicatrizes mais visíveis. Algumas pessoas têm tendência a cicatrização inestética, mas existem recursos para evitar e corrigir esse tipo de cicatrização.

Durante o período pós-operatório, o paciente será acompanhada para que seja oferecido todos os cuidados necessários para um ótima cicatrização.

 

Saiba mais sobre o Dr. Felipe Xavier aqui

Acesse nosso canal do Youtube aqui