(41) 99647-0908
·
[email protected]
Seg - Sex : 8h -18h30
·
Telefone
(41) 99647-0908
Endereço
R. Alferes Ângelo Sampaio, 2462
Bigorrilho - Curitiba - PR,

Lifting Cervical

Nefertiti foi uma rainha do Egito Antigo, esposa principal do faraó Amenófis IV, mais conhecido como Aquenáton, e tornou-se famosa por sua estátua, O Busto de Nefertiti, que retratava sua beleza destacada por contornos mandibulares bem definidos, pescoço alongado e um ângulo entre o pescoço e mandíbula bem marcado.

Desde a antiguidade, o pescoço é símbolo de beleza, em todas as culturas e utilizado para expor colares e outros adornos com objetivo de destacar ainda mais essa região anatômica, símbolo de beleza e jovialidade.

Com o processo de envelhecimento, essas características marcantes da região cervical são perdidas. Ocorrendo falta da elasticidade de pele, marcado por sobra na região média do pescoço, acúmulo de gordura no subcutâneo, apagamento do contorno mandibular e da transição cérvico-mandibular. Afastamento e encurtamento dos músculos platismais com formação das famosas “bandas platismais”, herniação da glândula submandibular e visualização dos músculos digástrico.

Essas características, dão a aparência de um pescoço envelhecido que pode ser corrigido através do Lift cervical ou cervicoplastia.

IMAGEM 1 – O BUSTO DE NEFERTITE, ESTÁTUA EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU DE BERLIM, QUE DEMONSTRA A RAINHA DO EGITO ANTIGO COM SEUS TRAÇOS MARCANTES NA REGIÃO CERVICAL.

Qual o momento ideal para realizar o Lift Cervical?

É difícil dizer uma idade que determina a indicação do lift cervical. Podemos dizer que as alterações do pescoço iniciam ao redor dos 40 anos. A cirurgia é indicada quando o paciente se sentir incomodado com isso.

É importante entender que algumas características do processo de envelhecimento cervical podem aparecer de maneira isolada ou em conjunto. Quando essas alterações são isoladas, muitas vezes procedimentos estéticos como a toxina botulínica, peeling, sculptra e outros, ajudam a melhorar. No entanto, quando as alterações são mais intensas e em conjunto, a cirurgia é o melhor procedimento para tratar.

Como a cirurgia consegue corrigir essas alterações da região cervical?

Através de um corte localizado na parte inferior do queixo, conseguimos acessar a região cervical. A gordura acumulada no subcutâneo é retirada por visualização direta ou por lipoaspiração, em seguida, realizamos, quando presente, a retirada da gordura localizada abaixo do músculo platisma. Em casos mais severos pode ser necessário a retirada parcial da glândula submandibular e do ventre anterior do músculo digástrico. Por fim, o músculo platisma é aproximado e alongado através de suturas para eliminar as bandas platismais.

IMAGEM 4 – CORREÇÃO DAS BANDAS PLATISMAIS COM SUTURA DO MÚSCULO PLATISMA.

Qual o tipo de anestesia?

A cirurgia pode ser realizada com anestesia geral ou local com sedação. Na grande maioria das vezes, o procedimento é realizado com anestesia local e sedação, o que traz muitos benefícios, como uma recuperação mais rápida e com menor chance de complicações.

Quanto tempo dura o procedimento?

Em média a cirurgia dura 1 hora, porém é comum a associação do lift cervical com o lift facial, blefaroplastia e frontoplastia o que pode aumentar o tempo de cirurgia.

Qual a duração do internamento?

O tempo de internamento é de 12 a 24 horas dependendo da evolução. Normalmente no dia seguinte ao procedimento, pela manhã, o paciente recebe alta hospitalar.

Quando aparecerá o resultado da cirurgia?

O pescoço é uma região com grande circulação de sangue e por isso o inchaço é muito comum. Nos primeiros 15 dias o edema é mais intenso, passando a diminuir ao longo das semanas e podendo ser visualizado o resultado a partir de 3 meses. 

Como ficarão as cicatrizes?

A incisão é localizada no sulco mentual, uma área logo abaixo do queixo e, portanto, uma região escondida e camuflada permitindo a formação de uma cicatriz fina e muito pouco perceptível.