A rinoplastia é um procedimento cirúrgico com objetivo de remodelar o nariz e torná-lo mais harmonioso em relação a face. Com esse procedimento é possível modificar as relações estéticas e funcionais do nariz. Correção de defeitos naturais ou adquiridos, como, por exemplo, em um acidente.
É uma das cirurgias mais realizadas em cirurgia plástica, trazendo grande satisfação ao paciente.
Apesar do apelo estético que o termo rinoplastia traz, há sempre uma preocupação funcional na realização desta cirurgia. Assim, além das correções estéticas do dorso e ponta nasal são feitas correções de desvios de septo, hipertrofia de conchas entre outras alterações funcionais.
Através de uma entrevista com o paciente, exame físico completo incluindo avaliação nasal externa e interna e por vezes exames de imagem, é traçado um plano cirúrgico, sempre com a participação e opinião do paciente nas decisões.
Abaixo traremos mais detalhes sobre a rinoplastia com objetivo de eliminar as principais dúvidas em consultório a respeito dessa cirurgia.
Quando é indicada a rinoplastia?
O procedimento pode ser feito apenas após a formação e o desenvolvimento completo do nariz, que ocorre por volta dos 16 anos de idade. Após este período, todo paciente com alguma alteração estética e/ou funcional, possível de ser tratada com a rinoplastia. O paciente que sente incômodo e tenha expectativa realista em relação ao procedimento poderá realizar a cirurgia.
Como é feita a cirurgia?
A rinoplastia pode ser feita de 3 formas diferentes: Fechada, Delivery (alça de balde) ou Aberta. A escolha da técnica depende de uma análise individual e com base nas alterações estéticas e funcionais é definido a melhor maneira de realizar o procedimento. Em termos gerais, podemos fazer as seguintes considerações em relação as 3 técnicas.
FECHADA: Através desta técnica é realizado um único corte na parte interna do nariz, sem a formação de cicatrizes visíveis. A indicação desta técnica é para pacientes com deformidades apenas do dorso nasal, sem necessidade de remodelar a ponta.
DELIVERY (alça de balde): Neste tipo de rinoplastia são realizados dois cortes na parte interna do nariz. Um para acessar o dorso nasal e outro para acessar a ponta, permitindo uma rinoplastia completa e sem cicatrizes externas visíveis. A utilização desta técnica dificulta a realização de algumas manobras e impede a correção de determinadas irregularidades, portanto não sendo indicado para todos os casos.
ABERTA: Nesta técnica é realizado um corte na parte interna que se estende para parte externa do nariz, na região da columela, formando uma cicatriz camuflada na parte inferior. Através desta abordagem é possível ter uma ampla exposição das estruturas do nariz, facilitando a identificação e correção das deformidades. Através deste tipo de rinoplastia que é possível a realização da chamada rinoplastia moderna que será abordado mais a frente.
Qual o tipo de anestesia?
A anestesia para realização da rinoplastia pode ser feita de duas formas: Anestesia local com sedação ou anestesia geral. Na grande maioria das vezes a anestesia é local com sedação, porém para casos mais complexos ou por indicação do anestesista poderá ser realizado a anestesia geral.
Quanto tempo dura a cirurgia?
A cirurgia de rinoplastia dura em média 2h30min, podendo este tempo ser inferior ou superior a depender da complexidade e da quantidade de correções que deverão ser feitas na estrutura do nariz.
Qual o tempo de internamento?
Em geral a rinoplastia requer um internamento de 12 a 24 horas, dependendo do tipo de anestesia e da complexidade da cirurgia. Normalmente o paciente recebe alta na manhã seguinte a cirurgia.
É necessário o uso do tampão?
Esta é uma dúvida muito comum nos consultórios. Antigamente, quase a totalidade dos procedimentos era utilizado o tampão, mas atualmente houve uma mudança no sentido de evitar ao máximo a sua utilização. Hoje, a grande maioria das rinoplastias dispensa a utilização dos tampões nasais sendo indicado apenas em casos específicos.
O resultado da cirurgia é imediato?
Não, o edema e a utilização de microporagem, gazes e aquaplast impedem a visualização do resultado cirúrgico. O aquaplast pode ser retirado com 7 dias após o procedimento. A microporagem também é retirada com 7 dias podendo ser mantido por 14 dias. Já o edema, permanece.
Claro que após a retirada do curativo já é possível observar algum resultado da cirurgia, porém o resultado final só aparecerá no período entre 3 a 6 meses.
Como ficará minha respiração após a cirurgia?
Apesar de ser um procedimento estético, a rinoplastia visa melhorar a função respiratória quando há alguma alteração. Durante as primeiras semanas, há uma dificuldade respiratória devido ao inchaço da mucosa interna do nariz que obstrui o fluxo aéreo nasal. Com o decorrer do tempo, isso se normaliza. Problemas como desvio de septo, hipertrofia de cornetos, insuficiência de válvula externa ou interna entre outros poderá ser tratado durante e rinoplastia.
Existem algumas alterações nasais funcionais que não podem ser corrigidas com a cirurgia, como a rinite alérgica. O paciente deve estar ciente dessas limitações.
Posso escolher o formato do meu nariz?
É claro que a opinião e os desejos dos pacientes são sempre levados em conta. Existe um equilíbrio entre o nariz e a face e para cada paciente. É realizado um estudo minucioso com objetivo de atingir esse equilíbrio, dando um resultado harmonioso e natural. Caso as escolhas do paciente estiverem dentro desse objetivo, elas poderão ser atendidas. Sempre lembrando que há limitações que poderão estar presentes, como uma pele grossa, que impede que o resultado da cirurgia apareça com definição.
Durante a consulta, paciente e médico criarão um plano de conduta, juntos, para atingir o melhor resultado.
É possível realizar outros procedimentos junto com a rinoplastia?
Sim, outros procedimentos como blefaroplastia, prótese mamária, lipoaspiração pequena, mentoplastia, entre outros, poderão ser realizados junto com a rinoplastia. Sempre respeitando um tempo total de cirurgia adequado e preservando a segurança do paciente. A cirurgia mais realizada junto com a rinoplastia é a mentoplastia, por muitas vezes fazer parte do objetivo de harmonização facial.
Quando temos um mento ou queixo muito para trás, por exemplo, dá a impressão de um nariz grande. Caso a correção seja feita apenas no nariz, pode gerar uma face desproporcional, assim a realização da cirurgia de avanço do mento junto, cria uma face mais harmônica e um resultado mais estético.
Por quanto tempo meu rosto fica roxo após a rinoplastia?
O aparecimento da equimose (roxo) ocorre nos casos que necessitam de fratura nasal, se inicia algumas horas após o procedimento e vão melhorando progressivamente até desaparecer entre 7 a 14 dias.
Há algum impedimento para submeter-se a esta operação, com relação à idade?
Quanto à idade, é conveniente ser maior de 17 ou 18 anos, ou seja, que as estruturas estejam já desenvolvidas. Não há um limite de idade, no entanto, são realizados exames pré-operatórios que poderão demonstrar anormalidades que impedirão o procedimento.
Cada caso deve ser avaliado individualmente e a segurança do paciente sempre colocado em primeiro lugar.
Os resultados são definitivos?
O processo de cicatrização total demora em torno de 24 meses, assim durante todo esse processo algumas anormalidades podem aparecer e necessitar de um retoque para manter a harmonia e a estética do procedimento. Esse retoque geralmente é um procedimento menor.
Após esse período, o nosso organismo vai passando por modificações, natural do processo de envelhecimento, que podem comprometer, em algum momento, o resultado da cirurgia. De uma forma geral o resultado é duradouro e definitivo, podendo, as vezes, ser necessário algum retoque.
O resultado é compensador?
Se você está ciente do que deseja e o cirurgião puder lhe propiciar aquilo que você pediu, sem dúvida compensa. Entretanto, é importante levar em consideração o fato de que a cirurgia de nariz não visa transformar você em outra pessoa. Não é possível transformar o seu nariz no nariz de outra pessoa. Você continuará com o seu nariz, porém com características diferentes. O cirurgião plástico apenas melhorará esse território prejudicado pelos defeitos estéticos existentes.