(41) 3091-9626
·
[email protected]
Seg - Sex : 8h -18h30
·
Telefone
(41) 3091-9626
Endereço
R. Alferes Ângelo Sampaio, 2462
Bigorrilho - Curitiba - PR,

Peeling

Peeling é uma palavra em inglês, do verbo “to peel”, que significa descamar, esfoliar ou desprender. Emprestamos essa palavra para se referir a um conjunto de ações, utilizando diferentes formas de aplicação, mas com um objetivo único de gerar descamação ou renovação da camada superficial da pele. Essa descamação da pele pode ser realizada por agentes químicos (ácidos), mecânicos (abrasivos) ou laser.

Após a aplicação do peeling, independente da forma, ocorrerá uma descamação e perda da camada superficial da pele, promovendo desta maneira uma renovação celular que melhora as manchas, rugas e elasticidade da pele dando uma aparência mais jovem. 

Para que serve o peeling?

O peeling é utilizado com objetivo de causar uma descamação da camada superficial, média ou profunda da pele e desta maneira estimular uma renovação celular criando uma nova superfície cutânea, mais fina, mais elástica e de aspecto mais jovial.

 Quais os tipos e peeling?

Os peelings são classificados de acordo com a profundidade de ação, podendo ter penetração superficial, média ou profunda. Quanto mais profundo for a ação do peeling, maior será a renovação celular e maior o tempo de recuperação. Os peelings superficiais (ácido glicólico ou retinóico) propiciam uma descamação leve, retirando apenas lesões mais superficiais e rugas finas e menos profundas, com um tempo de recuperação rápido, retornando ao trabalho no mesmo dia da aplicação. O peeling médio (ácido tricloroacético) atua na camada intermediária da pele, criando uma descamação mais intensa, sendo mais agressivo e efetivo que os peelings superficiais, retirando manchas e rugas de média profundidade, porém com uma recuperação mais lenta, durando de 7 a 14 dias. O peeling profundo (fenol, laser co2) atua na camada mais profunda da pele, retirando manchas e rugas mais intensas e criando uma crosta que demora 21 dias para cair. São mais efetivos que os outros peelings, porém com um tempo de recuperação maior e necessitando de anestesia e monitorização para aplicação.

O que pode ser tratado com o peeling?

O peeling pode ser utilizado no tratamento de rugas, manchas, redução da oleosidade, redução de cicatrizes por acne, clareamento de sardas, manchas de sol, manchas da gestação ou provocadas pela idade.

Qual perfil de paciente mais indicado para o peeling?

São os pacientes de pele clara que desejam atenuar as rugas ou tratar manchas. Os paciente de pele mais escuras ou muito danificadas pelo sol possuem um risco maior de manchas brancas e portanto devem ser avaliados em cada caso o real benefício da utilização desse tratamento.   

Quais os cuidados após a aplicação do peeling?

Após o tratamento com peeling é importante evitar exposição solar, utilizar protetor solar a cada 4 horas, mesmo em ambientes sem sol, pois como sabemos as luzes dicróicas, halogenadas e a tela da TV produzem radiação suficiente para causar manchas.

É importante uma hidratação constante da pele nos primeiros meses, pois com a descamação, ocorre lesão das glândulas sebáceas responsável pela hidratação natural deixando a pele pós peeling mais seca.

Agende sua consulta