Introdução:
A escolha da prótese de mama pode ser uma tarefa complexa para mulheres que desejam realizar uma cirurgia de aumento mamário ou mastopexia com prótese. É importante entender as diferenças entre os formatos e perfis de prótese para escolher a opção que melhor se adapta às suas expectativas e objetivos. Além disso, é importante considerar o plano de colocação das próteses, que pode afetar a aparência e o resultado final da cirurgia. Neste texto, exploraremos as diferenças entre os formatos de prótese, perfis e planos de colocação e como cada uma influencia no resultado final, especialmente ao deixar o colo mais marcado.
Formatos de prótese de mama
Os formatos de próteses de mama incluem redondas, anatômicas (ou de gota) e cônicas. As próteses redondas são uniformes em toda a sua circunferência, proporcionando uma aparência mais arredondada e volumosa. Já as próteses anatômicas têm uma forma assimétrica, com volume maior na porção inferior, pouco volume na porção superior e imitam a forma de uma mama natural. Por fim, as próteses cônicas possuem maior volume na porção central da prótese, criando maior projeção na região da aréola e com menor volume nas porções superior e inferior. As próteses redondas são as mais utilizadas, por criar maior projeção na porção superior e marcar mais o colo mamário. Se o seu objetivo é ter um colo mamário marcado, a escolha do formato de prótese é a redonda.
Perfis de prótese de mama
Além do formato, o perfil da prótese também influencia no resultado final da cirurgia. O perfil é a projeção da prótese em relação à pele. Existem quatro opções de perfil: extra alto, alto, médio e baixo. O perfil extra alto é o que deixa o colo mais marcado seguido pelo perfil alto, já que são as próteses mais projetadas. Já o perfil baixo é menos projetado e pode deixar o colo menos marcado. O perfil médio é uma boa opção para quem quer um resultado intermediário. Para mulheres com desejo de colo marcado, a escolha ficará entre os perfis extra alto e alto, sendo o extra alto para marcar o colo de forma mais intensa e o alto marcando menos, mas ainda sim, com uma boa projeção da porção superior da mama.
Planos da prótese mamária
A escolha do plano de inserção da prótese mamária também é uma variável que influencia no resultado e na projeção do colo da mama. Os planos do silicone podem ser subglandular, subfascial, submuscular e dual plane, mas para o efeito de destaque do colo mamário consideramos que subglandular e subfascial são iguais assim como submuscular e dual plane projetam na mesma intensidade.
Dessa forma, nos planos subglandular e subfascial as próteses ficam mais próximas da superfície da pele dando a impressão de um colo mais marcado em um primeiro momento, porém a prótese tem menor sustentação e ficam em uma posição mais baixa, sendo assim perdem a capacidade de projeção no longo prazo, ganha mobilidade no interior da mama tendo que ser ajustada com um sutiã mais apertado para voltar a projetar a parte superior da mama.
Já os planos submuscular e dual plane as próteses ficam mais distantes da superfície da pele, camuflando mais o formato e projeção da prótese, porém por ficar em uma posição mais alta e fixa mantém o destaque do colo por um período maior, com menos mobilidade do implante e ainda com a capacidade de aumentar um pouco o volume da prótese para compensar a camuflagem por estar embaixo do músculo. Por todas essas considerações, as próteses embaixo do músculo têm uma capacidade maior de criar e manter um colo mamário mais marcado.
Conclusão
A escolha da prótese de mama que deixa o colo mais marcado é uma decisão pessoal e depende dos objetivos e preferências de cada mulher. É importante levar em consideração os formatos, perfis e planos de colocação das próteses de mama ao escolher a opção ideal. Com objetivo de criar um colo mamário mais marcado o formato redondo, o perfil extra alto e o plano submuscular são as escolhas que irão cumprir melhor esse objetivo. É recomendável consultar um cirurgião plástico qualificado para obter aconselhamento personalizado e informações detalhadas sobre as opções disponíveis.
Saiba mais sobre o Dr. Felipe Xavier aqui
Acesse nosso canal do Youtube aqui