Introdução
Primeiramente, devemos entender que envelhecimento é um evento que ocorre naturalmente e que todos estão sujeitos a ele. Esse fenômeno pode ser mais ou menos intenso, de acordo com muitas variáveis como genética, hábitos saudáveis, exposição solar e cuidados que o paciente têm no dia a dia. A pele talvez seja o local aonde mais aparenta o processo de envelhecer, através de rugas, flacidez, manchas e marcas de expressão. Felizmente, a medicina estética dispõe de diversas formas de amenizar e prevenir o envelhecimento da pele, como o laser fracionado de co2. Diante dessa variedade de tratamentos, é fundamental o paciente conhecer as particularidades de cada alternativa para tomar sua decisão, que será baseada em: eficácia, agressividade, tempo de recuperação, benefícios, efeitos colaterais, preço entre outros. Hoje trazemos para vocês conhecerem melhor o laser fracionado de O2.
Quando o laser de CO2 fracionado é indicado?
O laser de co2 fracionado é indicado para o tratamento de manchas, cicatrizes de acne, cicatrizes em geral, rugas finas, flacidez de pele, melhorar a hidratação, olheiras e estrias. Não existe um limite de idade, mínimo ou máximi, para indicar o procedimento, o que analisamos é a presença ou ausência dessas alterações possíveis de serem amenizadas com essa terapia.
Como o laser de CO2 fracionado funciona?
O laser de co2 atinge a epiderme (camada mais superficial da pele) e a derme (camada logo abaixo da epiderme. Na epiderme o laser têm um efeito de peeling, descamando as camadas de células mortas, gerando uma renovação celular. Na derme, o laser atua estimulando a produção de colágeno e reorganizando as fibras de colágeno já existentes. Como consequência a pele ficará mais lisa, brilhosa, esticada e firme com melhora das rugas, manchas e cicatrizes.
Quais as partes do corpo podem receber o tratamento?
A face é a principal área e a mais realizada no tratamento com laser fracionado de co2. Porém, pode ser realizado também no colo, mão, seios, barriga e coxa.
Quantos sessões são necessárias?
A quantidade de sessões será definida após a avalição do especialista. Há pacientes que com apenas uma sessão é suficiente enquanto outros será necessário mais de uma sessão. O intervalo entre as sessões são pelo menos 45 dias.
Quem não pode fazer o procedimento?
Apesar do enormes benefícios, nem todas as pessoas podem fazer. Por isso, é fundamental a avaliação com um especialista antes do procedimento. O mais importante é a avaliação do fototipo de pele, através de escala de Fitzpatrick (acesse aqui e descubra qual o seu fototipo). Essa escala, irá avaliar a tonalidade da pele além da capacidade de queimar e bronzear com a exposição solar, podendo varia de I – VI. O laser fracionado de co@ é indicado para fototipo I, II e III. Os fototipos IV, V e VI são contraindicados a realizar om procedimento.
Como é feita a aplicação do laser fracionado de CO2?
Primeiramente, é realizado uma limpeza da pele para retirar todo resíduo. Em seguida é aplicado uma pomada anestésica que ficará agindo por 20min. Após essa etapa, colocamos um protetor ocular e iniciamos a passagem do laser de co2 em toda área. Logo em seguida, é aplicado um gel protetor sobre o local. O procedimento total dura em torno de 45min, é realizado no consultório e o paciente pode retornar suas atividades imediatamente, porém com alguns cuidados.
Como é a recuperação?
O paciente precisa usar um creme regenerador, aplicar água termal e protetor solar constantemente por cerca de 15 dias. Evitar qualquer tipo de exposição solar por 45 dias. O local aonde foi aplicado ficará vermelho por 2-4 dias, após a fase de vermelhidão aparecerão casquinhas escurecidas que permanecerão por cerca de 5-8 dias e em seguida inicia o processo de descamação.
Qual a melhor época para fazer o laser fracionado de CO2?
Essa pergunta é fundamental, a melhor época para fazer o procedimento são nos meses com menor intensidade solar ou seja no outono e inverno.
Acesse aqui para conhecer mais sobre o Dr. Felipe Xavier