(41) 99647-0908
·
[email protected]
Seg - Sex : 8h -18h30
·
Telefone
(41) 99647-0908
Endereço
R. Alferes Ângelo Sampaio, 2462
Bigorrilho - Curitiba - PR,
CIRURGIAO PLASTICO CURITIBA Felipe Xavier

Introdução

Antes de tudo, o glúteo feminino é um importante atributo de atração e beleza em todas as culturas. Os ideais estéticos universais da região glútea da mulher , independente da etnia, é definido por uma razão entre a circunferência da cintura pela circunferência do quadril igual a 0,7. Nesse sentido, para atingir essa proporção muitos pacientes recorrem a cirurgia plástica, o que fez aumentar o número de cirurgias para aumento glúteo. Os procedimentos mais realizados são a prótese glútea e a lipoenxertia de gordura. As próteses glúteas encontram algumas resistências, por parte dos pacientes e cirurgiões, devido a deslocamentos e rotações do implante, necessidade de troca do material e a correção apenas do terço medial superior do glúteo, não contemplando toda área da nádega. Devido a isso, a lipoenxertia vêm se tornando a o procedimento de escolha para aumento glúteo.

Quando é indicado o procedimento?

Em suma, podemos indicar a lipoenxertia glútea para as seguintes situações:

  • Desejo de aumento de volume do glúteo
  • Desejo de correção de depressões e irregularidades locais
  • Melhorar aspecto das celulites

Importante entender, que para realizar o procedimento é necessário ter área doadora de gordura para poder coletar e injetar no  glúteo. Portanto o procedimento, não é indicado para pacientes sem gordura localizada sendo a prótese glútea a escolha nesses casos.

Como é feito o procedimento de lipoenxertia glútea?

Em síntese, as principais etapas do procedimento são:

  • Lipoaspiração de gordura em área previamente definida
  • Lavagem da gordura
  • Decantação para eliminar excesso de líquido, sangue e restos celulares
  • Preparação das seringas contendo gordura
  • Injeção através de uma cânula no local

Qual a profundidade de injeção da gordura?

É possível enxertar a gordura em dois níveis de profundidade: Subcutâneo (na própria camada de gordura) ou intramuscular (dentro do músculo glúteo máximo). Contudo, na camada intramuscular, apesar de ser um compartimento com capacidade maior de volume, possui vasos calibrosos que aumentam os riscos do procedimento. Desta forma, é orientado, pelas sociedades nacionais e internacionais de cirurgia plástica, que o plano ideal para lipoenxertia é o subcutâneo.

Quais os riscos do procedimento?

Resumidamente, os principais riscos do procedimento são:

  • Embolia gordurosa
  • Embolia pulmonar
  • Trombose venosa profunda
  • Irregularidade
  • Infecção
  • Hematomas
  • Pouca absorção da gordura injetada

Prótese ou lipoenxertia glútea?

Em primeiro lugar, devemos entender que ambas são técnicas bem padronizadas, seguras e usadas em larga escala para aumento dos glúteos. Desta forma, não existe uma técnica melhor que a outra. Em decorrência disso, existem perfis de pacientes que terão a opção de escolher uma ou outra técnica enquanto alguns outros pacientes, terão uma única técnica como opção. Geralmente, pacientes que desejam um aumento localizado na região superior e medial do glúteo e não possui área doadora para gordura estará indicado a prótese glútea. Agora, para pacientes que têm área doadora e deseja uma aumento mais global, contemplando todas as áreas a lipoenxertia glútea é mais indicado.

É possível fazer as duas técnicas ao mesmo tempo?

Sim, chamamos isso de aumento glúteo híbrido, que é quando no mesmo procedimento é realizado a prótese glútea e a lipoenxertia glútea. Em outras palavras, a prótese será importante para preencher a porção superior e medial do glúteo, enquanto a lipoenxertia para aumentar o volume das outras áreas. A soma das duas técnicas poderá trazer aumentos maiores e contemplar de forma mais completa toda região glútea.

Como é a recuperação da lipoenxertia glútea?

As principais orientações após a lipoenxertia glútea, podem ser sintetizadas, da seguinte forma:

  • Deitar de barriga para baixo nos primeiros 7-14 dias
  • Evitar compressão na área que foi lipoenxertada
  • Não realizar esforços físicos por 30 dias
  • Tomar as medicações receitadas pelo seu cirurgião
  • Não se expor ao sol por 3 meses

Qual a anestesia?

Em princípio, a técnica de escolha para lipoenxertia glútea é anestesia raquidiana. Porém, poderá ser necessário outras técnicas a depender da avaliação, antes da cirurgia, com o anestesista.

Qual a duração do procedimento e o tempo de internamento?

O procedimento dura em torno de 1 hora, caso seja realizado como procedimento isolado e o paciente recebe alta após 12-24hs após o término da cirurgia. Em outras palavras, é um procedimento de curta duração e alta hospitalar precoce.

 

Conheça nosso canal no youtube aqui

Conheça mais sobre o Dr. Felipe Xavier clicando aqui

 

 

 

 

Médico pela UFPR, cirurgião plástico pela UFPR, sócio-proprietário da Clínica Bellage e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Posts Relacionados

Comentar