Mamilo invertido é quando o bico do seio não sobressai em relação a aréola, ficando interiorizado na mama e perdendo projeção. Normalmente é uma alteração que surge no nascimento e se mantém mesmo após o desenvolvimento mamário na puberdade. O mamilo invertido é resultado do encurtamento dos ductos lactíferos e formação de uma fibrose ao redor do mamilo que traciona para o mamilo para interior da aréola.
Quando é uma alteração que aparece após os 40-50 anos, deve sempre ser investigada já que pode ser decorrência de um processo inflamatório e até mesmo câncer. O mamilo invertido pode causar preocupações cosméticas e funcionais, como a dificuldade em amamentar. Para casos em que o mamilo se sobressai facilmente com um estímulo, é provável que exercícios manuais ajudem a liberar o tecido fibroso e melhorar a projeção, porém em casos mais intensos o tratamento é cirúrgico.
A cirurgia é simples, rápida e consiste na liberação da fibrose através de uma incisão de 0,25cm sobre a aréola, deixando uma cicatriz mínima. A correção do mamilo invertido pode ser associada a outros procedimentos como mamoplastia e prótese de mama. O mais importante do tratamento dessa condição não é a questão técnica, por se tratar de uma cirurgia simple, mas sim as consequências do procedimento. A correção consiste a secção dos ductos lactíferos, que estão encurtado e fibrosados impodendo que o mamilo saia para fora da aréola e por isso pode gerar como consequência a impossibilidade de amamentação.
Devido a esse efeito colateral do procedimento, pacientes que estão em idade reprodutiva e não engravidaram ainda ou querem ter mais filhos deve ser explicado a possibilidade de não conseguir amamentar após a cirurgia. Converse sempre com seu cirurgião para definir o melhor momento para fazer o procedimento.
Saiba mais sobre o Dr. Felipe Xavier aqui
Acesse nosso canal do Youtube aqui