Mastopexia sem prótese

Introdução

A mastopexia sem prótese, também conhecida como levantamento de mama, é uma cirurgia plástica realizada para levantar e firmar os seios caídos. O procedimento é feito sem a necessidade de próteses mamárias e pode ser uma opção para mulheres que desejam corrigir a flacidez e melhorar a aparência dos seios.

Técnica Cirúrgica

A mastopexia sem prótese é realizada com anestesia geral, peridural ou local com sedação, dependendo das preferências do paciente, anestesista e cirurgião. O cirurgião fará uma incisão no tecido mamário e removerá o excesso de pele, glândula e gordura. Em seguida, ele levantará o tecido mamário e o fixará em posição elevada.

O padrão de cicatriz irá depender do volume mamário e da intensidade da queda da mama. Para mamas pequenas e flacidez leve o padrão de cicatriz pode ser periareolar (imagem 1a), já para mamas com volumes pequenos e queda moderada o padrão de cicatriz é vertical (imagem 1b) e para mamas de volume médio ou intenso e também para casos de flacidez mamária intensa será necessário cicatriz em L ou T invertido (imagem 1c/1d).

Imagem 1: Padrões de cicatrizes em mastopexias a) periareolar, b) vertical ou pirulito, c) cicatriz em L e d) cicatriz em T invertido

Vantagens da Mastopexia sem prótese

A mastopexia sem prótese é menos invasiva do que a cirurgia de aumento de mama com próteses, pois não têm a necessidade de criar um espaço para inserir a prótese e o paciente não fica exposto a complicações relacionadas ao implante mamário como infecção, serosa, contratura entre outras. Além disso, a técnica pode produzir resultados naturais e duradouros.

Desvantagens da Mastopexia sem prótese

A mastopexia sem prótese pode não ser adequada para mulheres que desejam aumentar o tamanho dos seios ou para aquelas que desejam um colo de mama bem marcado.

Duração do Procedimento

A duração da mastopexia sem prótese varia de acordo com o tamanho e a complexidade da cirurgia, mas geralmente dura entre 2 a 3 horas.

Tempo de Recuperação

O tempo de recuperação da mastopexia sem prótese pode levar de 2 a 4 semanas, durante as quais o paciente deve evitar atividades físicas intensas e seguir as instruções do cirurgião quanto ao uso de medicamentos e cuidados pós-operatórios.

Indicação da Mastopexia sem prótese

A principal indicação da mastopexia sem prótese é para mulheres com seios caídos ou flácidos, que não desejam aumentar o tamanho dos seios, desejam resultados naturais e não querem ficar expostas aos riscos de uma prótese de mama.

Complicações

Como qualquer cirurgia, a mastopexia sem prótese pode estar associada a complicações, incluindo infecções, hematomas, abertura de pontos, necrose de aréola, perda de sensibilidade areolar, impossibilidade de amamentação entre outros. Apesar das possíveis complicações existem várias formas de evitar cada uma delas desde que o paciente siga corretamente as orientações. Por isso, converse com o seu cirurgião.

É possível aumentar a mama com gordura?

Sim, denominamos essa técnica de lipoenxertia mamária, sendo uma alternativa ao aumento da mama sem o uso de prótese. Na técnica utilizamos gordura retirada de outra parte do corpo do paciente para aumentar o volume das mamas. É uma alternativa aos implantes de silicone ou ao uso de tecido mamário da própria paciente. A vantagem da lipoenxertia mamária é que a gordura é obtida do próprio corpo do paciente, o que significa que o resultado é natural e pouco invasivo. Além disso, a gordura é uma substância biocompatível, o que significa que é menos propensa a causar complicações e rejeições.

No entanto, é importante notar que a lipoenxertia mamária pode não ser adequada para todas as pacientes, especialmente aquelas com mamas muito flácidas ou muito grandes. Além disso, o resultado pode não ser tão duradouro quanto o de outros procedimentos de aumento de mama, já que a gordura injetada pode ser reabsorvida pelo corpo ao longo do tempo. É importante discutir todas as opções com um cirurgião plástico qualificado antes de decidir qual é a melhor para você.

É possível fazer a cirurgia sem prótese e ter um colo marcados?

Existe uma técnica de mastopexia sem prótese onde a parte inferior da mama, que seria retirado por completo, é preservada de forma parcial e fixada por baixo da mama em um espaço semelhante ao que seria colocado uma prótese. Essa técnica é denominada de mastopexia sem prótese com retalho de base inferior e permite aumentar o colo mamário mesmo sem o uso de implantes de silicone.

É importante o paciente entender, que mesmo com essa técnica, não é possível alcançar resultados idênticos ao de uma prótese com a forma mamária arredondada e colo bem destacado.

Conclusão

A mastopexia sem prótese é um procedimento que está sendo muito buscado nos dias atuais por uma tendência das mulheres buscarem resultados mais naturais e sem se expor a riscos da prótese de mama. O procedimento é seguro e de baixo risco, mas que exige internamento, local adequado, anestesia e um cuidados pós operatório para alcançar os melhores resultados.

Saiba mais sobre o Dr. Felipe Xavier aqui

Acesse nosso canal do Youtube aqui

Médico pela UFPR, cirurgião plástico pela UFPR, sócio-proprietário da Clínica Bellage e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica