“Quem domina a ponta nasal, domina a rinoplastia”
Iniciamos esse texto com essa breve frase acima que retrata a importância e ,ao mesmo tempo, a complexidade da ponta nasal. É uma estrutura delicada, formada por cartilagem, músculo, gordura e pele no qual o formato e espessura de cada uma dessas camadas irão, na sua junção, determinar os diferentes tipos de ponta nasal. É necessário o cirurgião saber reconhecer os diferentes padrões de ponta, ter conhecimento do senso estético e identificar os desejos do paciente para poder escolher a melhor técnica para alterar o formato da ponta nasal e construir um nariz com características estéticas ideais.
Formato normal da ponta nasal
A ponta nasal apresenta a forma de um triângulo com todos os lados iguais. Esse triângulo é formado pela união das cartilagens alares direita e esquerda, que correspondem a principal estrutura do formato e sustentação da ponta nasal. As dimensões da cada cartilagem alar, bem como a distância entre elas farão com que uma ponta nasal seja mais ou menos fina.
O formato normal de uma ponta nasal é aquele que se apresenta com comprimento, largura, altura e distâncias entre as cartilagens alares normais e proporcionais com o rosto e o restante do nariz, produzindo um contorno harmonioso e belo. As dimensões reduzidas ou aumentadas da cartilagem alar irá apresentar uma ponta nasal mais fina, ou mais arredondada, perdendo a harmonia e proporcionalidade.
Tipos de alteração no formato da ponta nasal
Como dito acima, a mudança no comprimento, largura, altura e distância entre as cartilagens alares irão produzir diferentes formatos de ponta nasal. Os três padrões clássicos de ponta nasal alterada são: ponta bulbosa (arredondada), ponta nasal quadrada e ponta nasal fina.
- Ponta Nasal Bulbosa: Representa a ponta arredondada, popularmente chamada de “nariz bolinha”.
- Ponta Nasal Quadrada: A ponta nasal além de ser grande, apresenta contornos mais retos ao invés de arredondados, dando a aparência de um quadrado.
- Ponta Nasal Fina: Apesar da ponta nasal fina ser o desejo do paciente e um objetivo da cirurgia, alguns casos podem apresentar o formato exageradamente pontiagudo, exigindo correções.
Como corrigir as alterações da ponta nasal?
Existem várias manobras na rinoplastia que permitem fazer a correção da ponta nasal, mudando as dimensões da cartilagem alar e a espessura do tecido dermogorduroso sobre essa região para entregar uma ponta nasal com formato normal. Entre as manobras, podemos citar:
- Redução da largura da cartilagem alar: um dos motivos da ponta ser mais redonda ou quadrada é um aumento da largura da cartilagem alar. Dessa forma, é realizado uma ressecção da porção superior da cartilagem para reduzir a largura e o tamanho da ponta nasal. Na imagem abaixo a área em vermelho é a região ressecada.
- Redução da distância entre as cartilagens alares direita e esquerda:
- Uso de enxerto de cartilagem na ponta nasal: Existem várias formas de usar cartilagem como exerto para afinar a ponta nasal. Abaixo damos o exemplo do enxerto em estaca e do enxerto denomidado Extensor Septal.
Saiba mais sobre o Dr. Felipe Xavier aqui
Acesse nosso canal do Youtube aqui