Introdução
A primeira prótese de mama foi criada no ano 1962, pelos cirurgiões plásticos americanos Thomas Cronin e Frank Gerow. A empresa Down Cornig Corporation foi a responsável pela fabricação e Timmie Jean Lindsey foi a primeira pessoa no mundo a realizar esse procedimento no Hospital Jefferson Davis, em Houston, no Texas. Durante esse período de 60 anos de existência, os implantens mamários passaram por modificações, se tornaram cada vez mais seguros e resistiram as mais diversas teorias que colocavam em dúvida a sua segurança.
Em medicina, o tempo é um grande aliado que permite a elucidação de muitas dúvidas sobre uma determinada droga, dispositivo ou técnica. As próteses de mamas não são isentas a riscos, mas cada vez mais temos conhecimento e controle sobre essa técnica e isso se traduz em indicações mais precisas, escolhas mais assertivas e segurança para o paciente. Apesar de todo o conhecimento sobre o assunto e da facilidade de informação que possuímos, muitas questões sobre a prótese de mama ainda geram polêmicas e incertezas. Por isso vamos abordar esses temas e descobrir se são verdades ou mitos.
Devo trocar minha prótese em 10 anos?
MITO – A qualidade das próteses de hoje em dia permite mantê-las por um tempo indeterminado, desde que nas avaliações e exames de rotina não são encontradas alterações que indiquem a troca.
Posso amamentar após colocar prótese de silicone?
VERDADE – A prótese é colocada abaixo da glândula ou atrás do músculo, dessa forma não interfere no processo de produção e excreção do leite, podendo amamentar normalmente. Nos casos que são realizados além da inserção da prótese a correção da flacidez, através da mastopexia, pode gerar danos ao tecido mamário e reduzir a capacidade de amamentação.
Posso ter rejeição da prótese de mama?
MITO – Não existe rejeição contra prótese de mama. Rejeição é uma reação do organismo com formação de anticorpos contra um corpo estranho, como ocorre em transplantes. O que acontece é que infecções, contratura capsular, seroma e hematomas podem levar à necessidade da retirada da prótese e, quando isso ocorre, é chamado popularmente de rejeição.
Existe alteração da sensibilidade da mama?
VERDADE – Na maioria das vezes não ocorre alteração da sensibilidade da mama, no entanto, durante o procedimento cirúrgico alguns nervos podem ser danificados gerando uma alteração transitória da sensibilidade que retorna ao normal em até 90 dias.
Prótese embaixo do músculo leva a maior dor no pós operatório?
VERDADE – O músculo é mais inervado e sensível a traumas cirúrgicos e, por isso, a dor pós operatória de prótese inseridas abaixo do músculo é maior. Por este motivo utilizamos medicamentos mais potentes que o convencional, tornando o procedimento confortável.
O implante mamário impede o diagnóstico de câncer de mama?
MITO – O implante mamário não impede a realização do auto-exame da mama e também não altera a interpretação de exames como mamografia e ultrassonografia de mama.
Existe idade certa para operar?
VERDADE – É necessário aguardar o desenvolvimento completo das mamas para indicar a cirurgia de prótese mamária. Isso ocorre por volta dos 18 anos de idade.
Quer esclarecer outros mitos sobre prótese de mama? Mande sua dúvida.
Saiba mais sobre o Dr. Felipe Xavier aqui
Acesse nosso canal do Youtube aqui