(41) 99647-0908
·
[email protected]
Seg - Sex : 8h -18h30
·
Telefone
(41) 99647-0908
Endereço
R. Alferes Ângelo Sampaio, 2462
Bigorrilho - Curitiba - PR,

Qual a duração da prótese de mama?

CIRURGIAO PLASTICO CURITIBA Felipe Xavier

Introdução

Qual a duração da prótese de mama? Primeiramente, para responder essa pergunta, precisamos voltar um pouco no tempo. A primeira prótese de silicone foi criada no ano 1962, pelos cirurgiões plásticos americanos Thomas Cronin e Frank Gerow. Timmie Jean Lindsey foi a primeira pessoa no mundo a realizar uma mamoplastia de aumento, em 1962. Timmie tinha 29 anos, na época estava divorciada, mãe de seis filhos e sua operação foi realizada em Houston, no Texas.

Hoje em dia, Timmie está com mais de 80 anos de idade e mantendo a mesma prótese de silicone, sem complicações maiores.   Portanto, as prótese de silicone são utilizadas para esse propósito há 60 anos e como sabemos, quanto maior o tempo que um dispositivo médico têm mais seguro elas são. Além disso, com o passar dos anos a próteses de mama passaram por modificações e se tornaram cada vez mais seguras e previsíveis.

 

Trocando as próteses de mama após 10 anos

Antes de mais nada, é preciso entender que nosso organismo reage contra qualquer material que não faz parte do nosso corpo. Essa reação, ocorre através da organização de células inflamatórias, que no caso das próteses de mama, criam uma cápsula branca e fina ao redor de todo o implante.  Acontece que, em alguns casos essa cápsula se torna grossa e reduz o seu espaço, podendo gerar sensação de dureza na mama, alteração do formato e dores. Quando isso acontece, damos o nome de contratura capsular.

No final da década de 80 e durante a década de 90, as próteses de mama eram lisas, pelo menos na sua grande maioria. A superfície do implante liso, permite uma interação e uma organização maior dessas células inflamatórias,  predispondo a desenvolver a contratura capsular. Os altos índices de contratura capsular, com os implantes lisos, no período de 10 anos fez surgir a conduta de orientar os pacientes a trocarem suas próteses, após esse intervalo de tempo. Por isso, a duração da prótese de mama nesse período era 10 anos.

 

O surgimento das próteses de superfície texturizada

No final da década de 90, surgiu uma atualização das próteses de silicone, aonde a superfície delas passaram a ter uma espécie de ranhuras, ao invés de serem lisas, e ficaram conhecidas como prótese texturizada. Em decorrência dessa superfície irregular das próteses, houve uma  redução da interação e organização das células inflamatórias sobre a superfície da prótese, caindo consideravelmente os índices de contratura capsular.

 

A mudança de conduta sobre a duração da prótese de mama

Com a advento das próteses texturizadas, passamos a orientar os pacientes da não necessidade de trocar seus implantes após o período de 10 anos. Hoje, a recomendação é realizar uma avaliação anual com seu mastologista, ginecologista ou cirurgião plástico associado a realização dos exames de  mamografia (para maiores de 40 anos sem fator de risco para câncer ou maiores de 35 quando possui fator de risco para câncer) e ultrassom de mama. Caso, nessa avaliação, não se encontre nenhuma alteração da prótese o paciente pode permanecer com o implante, independente do tempo que ele realizou a inclusão. Alguns protocolos colocam também a realização de ressonância magnética das mamas a cada 3 anos, já que esse é o  melhor exame para avaliar suas próteses.

 

Respondendo a pergunta: Qual a duração da prótese de mama?

Finalmente, com base nas explicações acima, podemos concluir que não há necessidade de realizar a troca do implante em um tempo pré determinado ou fixo. Os paciente devem fazer avalições de rotina e caso as próteses estejam em situação normal não há necessidade de troca, independente do tempo.

 

Assista nosso vídeo no canal do youtube sobre o assunto

Saiba mais sobre o Dr. Felipe Xavier aqui

Médico pela UFPR, cirurgião plástico pela UFPR, sócio-proprietário da Clínica Bellage e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Posts Relacionados

Comentar