Introdução
Inicialmente, o processo para realização de uma cirurgia plástica envolve várias etapas e todas elas são importantes para atingir o resultado desejado e com segurança: Consultas, exames, ato cirúrgico e cuidados pós operatório. A maioria das etapas são realizadas na presença do cirurgião plástico, porém uma em particular depende muito do paciente – os cuidados após a cirurgia. Muitas vezes percebemos uma perda do resultado estético por erros nessa fase, principalmente por falta de orientação e também pelo tempo prolongado de cuidados. Por isso, no post de hoje vamos falar sobre os 7 erros que devemos evitar após o procedimento de cirurgia plástica.
1- Evitar esforço físico
O esforço físico aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial, nesse sentido podendo provocar sangramentos e inchaços nos primeiros dias após a cirurgia. Além disso, quando exercemos um esforço físico provocamos tensão na área operada com risco de romper os pontos, deslocar prótese, gerar acúmulo de líquidos, aumentar a dor e prejudicar o resultado do procedimento.
2- Evitar exposição solar
A exposição solar em áreas operadas pode induzir a manchas crônicas de difícil cicatrização, alteração na cor das cicatrizes, aumentar o inchaço e retardar o processo de cicatrização. Por isso orientamos evitar o banho de sol entre 3-6 meses após o procedimento.
3- Seguir a receita de medicamentos do seu cirurgião
Cada medicamento foi receitado por um motivo especial. Por isso, nenhum medicamento deve ser suspenso sem a orientação do cirurgião. Um exemplo comum é suspender o uso de antibióticos e anticoagulantes antes do tempo programado, podendo ocasionar infecções e tromboses.
4- Não ingerir bebidas alcoólicas
O prejuízo que a ingestão de bebidas alcóolicas podem trazer em uma recuperação pós operatória de cirurgia plásticas são inúmeras: Aumento do inchaço, má cicatrização, adotar posições e realizar movimentos impróprios com perda da qualidade do resultado, interferência na ação dos medicamentos entre outras. Não use bebida alcóolica.
5- Não fumar
O cigarro talvez seja o maior inimigo da cirurgia plástica. Prejudica a cicatrização, aumenta sangramentos, induz necrose de tecidos, aumenta tosse e o esforço respiratório entre outras ações negativas na recuperação. O cigarro deve ser suspenso no mínimo 30 dias antes da cirurgia e retornar apenas 30 dias depois, após autorização do seu cirurgião.
6- Seguir as orientações sobre a troca de curativo
A manipulação de feridas aumenta a chance de infecções e por isso a troca de curativo deve ser feita de acordo com a orientação do seu cirurgião. Não aplique nada que não foi receitado sobre a cicatriz.
7- Cuidados com a cicatriz
Não deixe de utilizar os géis e placas a base de silicone para melhorar o aspecto da cicatriz, são eficazes na prevenção de cicatriz hipertrófica e quelóide.
A cirurgia plástica envolve uma quantidade enorme de cuidados para poder atingir qualidade de resultado e segurança. Não existe cuidado mais ou menos importante, todos eles devem ser considerados e respeitados. O objetivo do post (Cirurgia Plástica: 7 erros que devemos evitar após o procedimento) foi abordar os principais.
Conheça nosso canal do youtube aqui
Saiba mais sobre o Dr. Felipe Xavier aqui