(41) 99647-0908
·
[email protected]
Seg - Sex : 8h -18h30
·
Telefone
(41) 99647-0908
Endereço
R. Alferes Ângelo Sampaio, 2462
Bigorrilho - Curitiba - PR,

Como evitar a queda das mamas

CIRURGIAO PLASTICO CURITIBA Felipe Xavier

Introdução

Primeiramente, esse post têm objetivo de fornecer dicas de como evitar a queda das mamas após uma mamoplastia, ou seja, manter as mamas firmes por mais tempo. Na verdade, as dicas presentes nesse texto servem para qualquer mulher, com ou sem prótese, pois o queda mamária ocorre em ambos os perfis.

De que forma as mamas se mantém na posição?

Principalmente, a posição das mamas se mantém sobre o tórax através de ligamentos de sustentação, que conectam a pele com os tecidos profundos. Esses ligamentos, são denominados de cooper e o seu afrouxamento e consequente perda da capacidade de sustentação é que fazem as mamas cederem. Existem outros mecanismos que ajudam, de forma secundária, a manter as mamas na posição como qualidade da pele, qualidade do tecido glandular e tecido conjuntivo.

Como saber se as minhas mamas caíram?

O termo que corresponde a queda das mamas é ptose mamária, sendo definida como a aréola localizada em uma posição abaixo do sulco mamário (parte mais inferior da mama, aonde está presente uma “dobra”).  Quanto mais baixo está posicionado a aréola mais intenso é a ptose. Dessa forma, aréolas posicionadas no nível ou até 1cm abaixo do sulco dizemos que é ptose intensidade leve, já para quedas entre 1-3cm dizemos ptose moderada e para aréola localizada abaixo de 3cm do sulco é ptose intensa.

Como evitar ou reduzir a queda das mamas?

Em síntese, podemos evitar a queda das mamas da seguinte forma:

Manter o peso estável

Engordar ou emagrecer, o famoso “efeito sanfona”, são um dos principais motivos para queda das mamas. Ao engordar, as mamas também aumentam de volume e esse peso extra irá forçar as mamas para baixo. Por outro lado, emagrecer também é prejudicial pois irá reduzir o compartimento de gordura das mamas, porém a pele pode não acompanhar essa redução e dessa forma sobrar, criando flacidez e queda das mamas. Por isso a manutenção do peso é fundamental.

 

Praticar atividade física

Além de ajudar na manutenção do peso e ser responsável por uma série de benefícios para a sua saúde, a atividade física melhora a qualidade dos tecidos de sustentação das mamas.

 

Usar sutiã

Com certeza, um dos motivos para o paciente realizar a sua tão sonhada mamoplastia é poder usar roupas sem sutiã. O objetivo dessa dica não é proibir o paciente de ficar sem o sutiã, mas de alertar para que ele não fique todos os dias e durante todo o período do dia sem ele. O sutiã ajuda na sustentação da mama e assim evita a sua queda. Portanto, usar o sutiã o máximo de tempo possível e reservar os períodos sem ele para momentos especiais.

 

Atividade física de alto impacto para as mamas

Alguns esportes acabam movimentando mais os seios e esse balanço para cima e para baixo, podem afrouxar os ligamentos de sustentação da mama, levando a queda. Dessa forma, para essas atividades, como corrida, andar a cavalo, futebol entre outras, usar roupas com boa sustentação.

 

Usar sutiã modelador após a cirurgia

Logo após a cirurgia, é necessário o uso de sutiã especiais com alta sustentação por um período de 90 dias. Não interromper o uso ou deixar de usar os sutiãs modeladores.

 

Alimentação saudável

Alimentação regular e saudável mantém hidratação, elasticidade, colágeno e a capacidade de sustentação da pele.

 

Evitar exposição solar

O sol, em excesso, pode reduzir a capacidade de sustentação da pele e por isso evitar.

 

Ingerir bastante líquido diariamente

Assim como a alimentação mantém a qualidade da pele, manter o corpo hidratado é também uma fator que ajuda a manter a capacidade de sustentação dos tecidos.

 

 

Acesse nosso site e saiba mais sobre o Dr. Felipe Xavier

Acesse nosso canal no youtube aqui

Médico pela UFPR, cirurgião plástico pela UFPR, sócio-proprietário da Clínica Bellage e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Posts Relacionados

Comentar