Introdução – Vibrolipoaspiração
Antes de entrar no assunto da vibrolipoaspiração, é importante fazer um breve introdução. A lipoaspiração foi desenvolvida pelo cirurgião plástico francês Ilouz, em 1983. Desde a sua criação até os dias atuais o procedimento passou por grandes mudanças, tornando-se cada vez mais seguro e previsível. Durante sua jornada ao longo do tempo, a cirurgia de lipoaspiração apresentou a necessidade de modernização da sua técnica, principalmente na forma de executar os movimentos da cânula no interior da camada de godura. No método tradicional, há necessidade de executar movimentos amplos, imprimindo uma determinada força e todos esses esforços são executados integralmente pelo cirurgião.
Com a possibilidade cada vez maior de lipoaspirar com segurança maiores volumes e maiores áreas do corpo e ainda associar com outros procedimentos como mamoplastia ou abdominoplastia, tornou-se fundamental preservar os esforços do cirurgião, reduzir o tempo cirúrgico e reduzir a agressão aos tecidos com a passagem da cânula. Foi nesse contexto que surgiu a Vibrolipoaspiração.
O que é vibrolipoaspiração?
É uma técnica de lipoaspiração mecanizada através de um dispositivo que conectado a uma fonte de energia (elétrica ou ar comprimido), gera movimentos ultra rápidos de vai e vém e rotacional da cânula. Dessa forma, reduz os esforços do cirurgião e facilita a retirada de gordura.
Quais as vantagens da vibrolipoaspiração?
A técnica de vibrolipoaspiração pode trazer algumas vantagens em relação a lipoaspiração tradicional:
- Reduz os eforços do cirurgião: Em um período aonde é comum lipoaspiração de múltiplas regiões anatômicas e por vezes associados a outros procedimentos como mamoplastia ou abdominoplastia, poupar esforços do cirurgião é fundamental para manter qualidade e segurança do procedimento.
- Maior volume aspirado/minuto: Significa dizer que é um procedimento mais rápido o que aumenta a segurança, já que o risco de um procedimento é diretamente proporcional ao tempo da cirurgia.
- Maior eficiência em lipoaspiração secundária: Lipaospirações secundárias são aquelas aonde o paciente vêm para fazer uma segunda lipoapsiração. Nesses casos são necessários cuidados extras já que a lipoaspiração prévia geralmente gera cicatrizes e fibroses internas o que dificulta a passagem da cânula de lipoaspiração. O vibrolipo permite uma passagem mais fácil e com menor esforço da cânula para esses casos, facilitando o procedimento.
Quando é indicado a vibrolipoapiração?
A vibrolipoaspiração têm as mesmas indicações da lipoaspiração tradicional. Dessa forma, a técnica de vibrolipo pode ser executada em qualquer paciente com indicação de lipoaspiração e poderá ser aplicada em qualquer área do corpo aonde é permitido lipoaspirar. Sendo assim, indicamos vibrolipo paraa pacientes com peso normal ou sobrepeso leve e ausência ou presença mínima de flacidez. Da mesma maneira, as contra indicações de uma lipoaspiração valem para vibrolipoaspiração também.
Quais os riscos da técnica?
A vibrolipoaspiração não adiciona risco extra em relação a técnica de lipoaspiração tradicional, estando vulnerável as mesmas complicações como: hematoma, irregularidade, fibroses, seroma entre outros. Ou seja, ou riscos da vibrolipo são idênticos aos riscos da lipoaspiração tradicional.
Posso utilizar a gordura da vibrolipoaspiração para colocar no glúteo?
Sim, podemos utilizar a gordura aspirada pela vibrolipoaspiração e injetar em outras partes do corpo, principalmente o glúteo, denominamos essa técnica de vibrolipoescultura. A vibração ultra rápida da cânula não invibializa a gordura, que têm o mesmo poder de integração que a gordura da lipaospiração convencional.
Saiba mais sobre o Dr. Felipe Xavier aqui
Acesse nosso canal do Youtube aqui